Como Limpar Rolamentos de Skate em 4 Passos

Materiais necessários:

  • Skate tool;
  • Luvas;
  • Uma lâmina, pionés ou agulha;
  • Toalha de papel;
  • Um recipiente de plástico ou metal;
  • Álcool isopropílico ou acetona;
  • Lubrificante para rolamentos;

Aconselhamos o uso de luvas durante todo o processo.

Primeiro passo:

Retirar a roda

Retirar as porcas do truck com a skate tool e, de seguida, desliza as rodas no eixo do truck para retirar a roda. Com a roda ligeiramente inclinada exerce alguma pressão entre os dois rolamentos de forma a retirar os mesmos.

roda e rolamento de skate

Segundo passo:

Retirar os shields

Após os 8 rolamentos estarem separados das rodas, remove os shields com o auxílio da lâmina. Tem extra cuidado neste processo de forma a não danificar  os rolamentos, exerce apenas a força necessária de forma a não dobrar os mesmos.

Nota: Algumas marcas de rolamentos, nomeadamente a Bronson, possuem spacers entre os rolamentos, deves guardá-los cuidadosamente assim como os washers e as porcas!:

Terceiro passo:

Inserir no recipiente com solvente

É neste momento que deves colocar os rolamentos nas divisões do teu recipiente de limpeza.
Enche o recipiente com o solvente (álcool isopropílico ou acetona) e coloca os rolamentos de forma a ficarem submersos durante 15 minutos. Após esse tempo de espera, roda o recipiente num movimento circular durante 30 segundos e retira os rolamentos. Deves enxaguar logo de seguida os mesmos com uma toalha de papel e deixá-los secar durante 5 minutos. Após este processo os rolamentos estão limpos e brilhantes, como novos!

Quarto passo:

Lubrificar os rolamentos

Com os rolamentos desprovidos de impurezas está na altura de re lubrificar. Com o rolamento virado para cima (deves conseguir ver as 8 esferas) coloca duas gotas de lubrificante.
Evita WD-40 e outros lubrificantes comuns, visto não terem o efeito desejado e danificarem os rolamentos.

Com estes 4 passos não só vais aumentar o tempo de vida dos teus rolamentos como também sentir a máxima performance até, literalmente, partirem! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, está a concordar com a nossa utilização de cookies.